Visualização e interacção de Learning Objects -contexto de formação profissional
- Estudo de caso no âmbito do projecto POLO da PT Inovação | Projecto em desenvolvimento no âmbito do Mestrado de Comunicação Multimédia, Universidade de Aveiro.

09 Outubro 2009

Correndo o risco de repetir coisas já ditas nos post anteriores, vou tentar, dentro do possível reponder às questões lançadas na última aula de proj_seminario:

 

Porque escolhi esta temática?

Para começar, e sendo sincera, porque me pareceu uma muito boa oportunidade profissional >> trabalhar com a PT inovação.

Além disto, das áreas abordadas nas várias disciplinas dos semestres anteriores, a questão do ensino/aprendizagem através de conteúdos multimédia foi das que mais me interessou, já que relaciona questões muito funcionais de interface com questões gráficas e visuais, e tendo como pano de fundo o ensino e a capacidade de passar conhecimentos de forma eficaz, interessante e apelativa.

A possibilidade de criar novos paradigmas de aprendizagem, novas formas de passar conhecimentos, explorando os recursos Web e multimédia disponíveis soa-me muito aliciante.


Qual a pergunta de partida da minha investigação?

(Não sei ao certo.../muito indefinida) Tentativas:


- Que rumo dar aos conteúdos de e-Learning? Como melhorar, evoluir, chegar ao próximo “degrau”?

- De que forma podem os cenários dos ambientes e-Learning influenciar (negativa ou positivamente) os formandos?

- Como construir cenários e-Learning para todos os formandos? (questões de personalização e de facilidade de apreensão das ferramentas)

 

Que título daria neste momento à minha investigação?

- Novos cenários e modos de interacção em contextos de auto-aprendizagem/e-Learning.

- Importância dos conteúdos multimédia para uma maior motivação e interesse por parte dos formandos.

- E-learning: ensino de todos para todos (esta não, foi só o devaneio poético das 00:23)

 

Gonna do’s

- Aprofundar muito os meus conhecimentos teóricos sobre e-Learning e auto-aprendizagem

- Começar cedo (tendo em conta este início já tardio) a escrever e apontar raciocínios/ideias importantes>> o que fica escrito já não nos “foge”

- Navegar muito e pesquisar muito na Web, ver muitos sites, muitas ideias, muitos modos de interacção, muitos cenários e ambientes virtuais >> conseguir com isto ficar com uma ideia do que se faz de melhor (e quiçá de pior) por esse www fora

- Aprender umas coisas de flash.....

(e entretanto esta lista há-de ir crescendo)

 

Not gonna do’s

- exagerar (seja em trabalho ou em preguiça)

 

Perhaps i’ll do

- aprender flash a sério

- descobrir que é nesta área que quero continuar a trabalhar

- participar  nalgum projecto real que dê frutos dos quais me orgulhe J

 

Don’t have clues

- como conciliar a parte + teórico-académica com o estágio

- como sobreviver se a bolsa for mesmo o que está falado (!)

- ...

 

Por agora não sei mais...quando tiver mais informações comunico. 


De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO