Visualização e interacção de Learning Objects -contexto de formação profissional
- Estudo de caso no âmbito do projecto POLO da PT Inovação | Projecto em desenvolvimento no âmbito do Mestrado de Comunicação Multimédia, Universidade de Aveiro.

09 Outubro 2009

Correndo o risco de repetir coisas já ditas nos post anteriores, vou tentar, dentro do possível reponder às questões lançadas na última aula de proj_seminario:

 

Porque escolhi esta temática?

Para começar, e sendo sincera, porque me pareceu uma muito boa oportunidade profissional >> trabalhar com a PT inovação.

Além disto, das áreas abordadas nas várias disciplinas dos semestres anteriores, a questão do ensino/aprendizagem através de conteúdos multimédia foi das que mais me interessou, já que relaciona questões muito funcionais de interface com questões gráficas e visuais, e tendo como pano de fundo o ensino e a capacidade de passar conhecimentos de forma eficaz, interessante e apelativa.

A possibilidade de criar novos paradigmas de aprendizagem, novas formas de passar conhecimentos, explorando os recursos Web e multimédia disponíveis soa-me muito aliciante.


Qual a pergunta de partida da minha investigação?

(Não sei ao certo.../muito indefinida) Tentativas:


- Que rumo dar aos conteúdos de e-Learning? Como melhorar, evoluir, chegar ao próximo “degrau”?

- De que forma podem os cenários dos ambientes e-Learning influenciar (negativa ou positivamente) os formandos?

- Como construir cenários e-Learning para todos os formandos? (questões de personalização e de facilidade de apreensão das ferramentas)

 

Que título daria neste momento à minha investigação?

- Novos cenários e modos de interacção em contextos de auto-aprendizagem/e-Learning.

- Importância dos conteúdos multimédia para uma maior motivação e interesse por parte dos formandos.

- E-learning: ensino de todos para todos (esta não, foi só o devaneio poético das 00:23)

 

Gonna do’s

- Aprofundar muito os meus conhecimentos teóricos sobre e-Learning e auto-aprendizagem

- Começar cedo (tendo em conta este início já tardio) a escrever e apontar raciocínios/ideias importantes>> o que fica escrito já não nos “foge”

- Navegar muito e pesquisar muito na Web, ver muitos sites, muitas ideias, muitos modos de interacção, muitos cenários e ambientes virtuais >> conseguir com isto ficar com uma ideia do que se faz de melhor (e quiçá de pior) por esse www fora

- Aprender umas coisas de flash.....

(e entretanto esta lista há-de ir crescendo)

 

Not gonna do’s

- exagerar (seja em trabalho ou em preguiça)

 

Perhaps i’ll do

- aprender flash a sério

- descobrir que é nesta área que quero continuar a trabalhar

- participar  nalgum projecto real que dê frutos dos quais me orgulhe J

 

Don’t have clues

- como conciliar a parte + teórico-académica com o estágio

- como sobreviver se a bolsa for mesmo o que está falado (!)

- ...

 

Por agora não sei mais...quando tiver mais informações comunico. 


Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO